Capítulo Brasília de Maçons do Arco Real

Capítulo Brasília de Maçons do Arco Real

O Capítulo Brasília de Maçons do Arco Real foi fundado no dia 21 de maio de 1974 por sete maçons do quadro de membros da Loja Brasília nº 1693, filiada ao Grande Oriente de São Paulo e ao Grande Oriente do Brasil.

Os sete fundadores do Capítulo Brasília, por ordem de subscrição, eram:
1º Jarbas George Marinho, PZ 1961 Campos Salles Chapter 5565
2º Pedro Bório, PZ 1962 Campos Salles Chapter 5565
3º José Moscato, PZ 1965 Campos Salles Chapter 5565
4º Antonio de Souza, PA 1967 Campos Salles Chapter 5565
5º Orlando Astorino, Ex. C 1959 Campos Salles Chapter 5565
6º Alberto dos Santos, Ex. C 1959 Campos Salles Chapter 5565
7º Messias Sauerbroon de Toledo, Ex. C 1960 C. Salles Chapter 5565

 

Na época o Capítulo Brasília não foi reconhecido porque não havia no Brasil outros Capítulos brasileiros e nem havia, também, nenhum Supremo Grande Capítulo no Brasil, seja vinculado ao GOB ou às Grandes Lojas.

Maçons destacados nas lojas filiadas ao GOSP/GOB eram exaltados nos Capítulos ingleses e permanecendo no quadro destes Capítulos não sentiam interesse em fundar Capítulos vinculados às lojas brasileiras. Dessa forma o Capítulo Brasília sobreviveu sozinho e sem Supremo por longos anos.

Como não havia interesse, nem pelo GOSP, nem pelo GOB em se fundar Capítulos brasileiros e Supremo Grande Capítulo, o Capítulo Brasília permanecia não reconhecido apesar de ser famoso pela sua ritualística impecável.

O Supremo Grande Capítulo de Maçons do Arco Real, vinculado ao GOB, foi consagrado somente em fevereiro de 2003. Com a fundação de um Supremo Grande Capítulo no GOB, a surgiu a oportunidade do Capítulo Brasília ser finalmente reconhecido.

As tratativas sobre o reconhecimento do Capítulo entre o Grão Mestrado e a Loja Brasília se prolongou pelo segundo semestre de 2006 e pelo primeiro semestre de 2007. Além do estreito contato com o Grão Mestre Cláudio Roque e sua equipe, foi fundamental o apoio do Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil, o VI Marcos José da Silva, para a concretização do reconhecimento do Capítulo Brasília pelo GOB.

O Capítulo Brasília, que fora fundado em 1974, finalmente foi reconhecido em 23 de abril de 2007 pelo Supremo Grande Capítulo de Maçons do Arco Real do Brasil, vinculado ao Grande Oriente do Brasil desde a sua fundação, recebendo a Carta Patente nº 50.

Hoje o Capítulo Brasília de Maçons do Arco Real se reúne todas as terceiras segundas-feiras de cada mês.

Deixe um comentário